loader image

Cartão Cidadão: Saiba como solicitar o seu agora mesmo!

Leia o texto a seguir e aprenda a solicitar o seu Cartão Cidadão!
Leia o texto a seguir e aprenda a solicitar o seu Cartão Cidadão!


O cartão Cidadão foi criado pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos que desejem consultar e receber algum benefício social ou trabalhista, sendo possível também obter informações sobre as parcelas do seguro-desemprego e efetuar consultas com o cartão em mãos ou não.

Além disso, também é possível realizar a consultas dos serviços disponíveis por meio do cartão Cidadão sem a necessidade de sair de casa, bastando efetuá-las através do site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo da Caixa, disponível para sistema operacional Android e IOS. Acompanhe a seguir o passo a passo detalhado da solicitação do cartão Cidadão:

Conheça as maneiras de solicitar seu cartão Cidadão

Pela agência

Para realizar a solicitação do cartão Cidadão, você deverá receber algum benefício pago através da Caixa Econômica Federal, pois este produto é destinado para todos aqueles que tenham algum vínculo com o FGTS ou que sejam identificados no PIS como beneficiários de rendimentos ou abono salarial.

Vale lembrar que, caso a pessoa já possua conta individual na Caixa, seja ela uma conta corrente ou poupança, não será necessário solicitar o cartão Cidadão, uma vez que o benefício pode ser creditado diretamente nesta contas.

Um dos meios de solicitar o cartão Cidadão é através de uma das agência da Caixa, sendo necessário localizar a mais próximo de você por meio da ferramenta disponível no site oficial da instituição financeira.

Ao localizar o endereço da agência física Caixa mais próxima de você, será necessário comparecer até o local munido dos documentos necessários para solicitação deste serviço.

Os documentos exigidos pela Caixa para a contratação do cartão Cidadão são: RG (carteira de identidade), CNH, carteira funcional, CTPS e comprovante de residência.

Chegando lá, um dos atendentes da Caixa irá lhe auxiliar no preenchimento dos seus dados e na disposição de seus documentos, estando disponível para tirar quaisquer dúvidas que possam aparecer durante o processo.

Com a finalização do processo de solicitação, o seu cartão será fabricado e enviado para o seu endereço residencial, informado durante o processo de solicitação.

Com a chegada do seu cartão Cidadão, será preciso realizar o desbloqueio para uso, devendo ligar para o atendimento da Caixa Econômica Federal e escolher a opção Desbloqueio do cartão do Cidadão.

A partir disso, um dos atendentes irá lhe fazer algumas perguntas para confirmar que é realmente você quem está fazendo o desbloqueio. Após isso, você deverá criar uma senha para o seu cartão.

A senha pode ser gerada em terminais de autoatendimento presentes nas agências bancárias, Casas Lotéricas, Pontos de Atendimento Caixa e Correspondentes Caixa Aqui. Após o cadastro da senha, você poderá usá-lo normalmente no dia seguinte.

Com o seu cartão Cidadão em mãos, você poderá consultar o seu saldo de forma online, podendo ser efetuadas através do site da Caixa ou pelo aplicativo, disponível para sistema operacional Android ou IOS.

Para isso, será preciso que você esteja previamente cadastrado e preencha as informações de login, ou seja, o número do NIS/PIS/PASEP ou e-mail e a senha para acesso virtual dos serviços sociais da Caixa.

Caso você ainda não seja cadastrado, é possível se registrar rapidamente, tocando na guia Cadastrar/Esqueci Senha.

Ao acessar o aplicativo, na tela inicial, você encontrará todas as informações sobre os benefícios sociais e/ou trabalhistas, como valores disponíveis e quais benefícios estão habilitados no cartão.

Feito isso, você já poderá aproveitar as inúmeras facilidades do cartão Cidadão, como também, a praticidade de consultar seus benefícios de forma online.

Pelo telefone

Caso você deseje realizar a solicitação do cartão Cidadão sem sair de casa, você deverá entrar em contato com a Caixa através da central de atendimento do banco.

Para esse modo de solicitação, você deverá ter em mãos alguns documentos, devendo informar os números do CPF, título de eleitor, RG e carteira de trabalho.

Central de atendimento Banco Caixa

Se você ainda possui alguma dúvida sobre o cartão Cidadão, entre em contato com o Banco Caixa através de um dos canais de atendimento listados abaixo:

Central de atendimento

Para entrar em contato com o Banco Caixa, ligue para os números 4004 0104 (capitais) e 0800 104 0104 (demais localidades).

Ouvidoria

Caso sua dúvida não tenha sido solucionada através dos canal de atendimento citado anteriormente, entre em contato com a ouvidoria Banco Caixa através do número 0800 725 7474.

Posts recomendados