• Início
  • Finanças
  • Como planejar investimentos para 2022: Confira dicas para fazer seu dinheiro render!

Como planejar investimentos para 2022: Confira dicas para fazer seu dinheiro render!

Como planejar investimentos para 2022: Confira dicas para fazer seu dinheiro render, lendo o nosso texto abaixo!
maio 11, 2022

Com a chegada do novo ano, também há a definição de novas metas financeiras. Mas, vale lembrar que planejar é o primeiro passo para alcançar os objetivos que você almeja, pois o planejamento é uma ótima ferramenta para economizar e conseguir investir.


Anúncio

Para muitos, o ano de 2021 foi turbulento em relação às finanças, fazendo com que as promessas de um bom planejamento financeiro ficasse para 2022. Sendo asism, para saber por onde começar o planejamento financeiro para investir, continue acompanhando o nosso texto.

Saiba como planejar investimentos para 2022

De acordo com uma pesquisa realizada pela fintech Leve, muitos brasileiros ainda têm dificuldades em se planejar financeiramente e realizar metas de longo prazo. Esse estudo entrevistou 3450 pessoas, mostrando que 52% das pessoas não possuem ou não sabem montar um planejamento financeiro.

Além disso, segundo a Confederação Nacional de Dirigente Lojistas (CNDL), 47% dos jovens brasileiros ainda não conseguiram organizar suas finanças pessoais, ou seja, têm um obstáculo a mais para atingir suas metas.

Descubra por onde começar

Se você não está acostumado com um planejamento financeiro, saiba que o primeiro passo é entender suas finanças pessoais, sendo indicado anotar todas os seus gastos, seja em caderno, planilha, aplicativo de celular, ou qualquer outra ferramenta que funcione melhor para você.

Para isso, é importante separar os gastos fixos e recorrentes, utilizando somente a sua base de custo fixo para realizar o planejamento.

A partir dessas informações, pode-se começar a definir as metas de curto, médio e longo prazo, sendo importante que as metas não sejam muito genéricas, especificando o máximo possível.

É importante que a meta seja atingível, pois não adianta definir um objetivo e sua renda não comportar um gasto desse tamanho. Esse ato pode gerar ansiedade devido ao progresso lento ou até mesmo a falta de progesso.

Essas metas devem ser relevantes para você, pois guardar dinheiro exige disciplina e esforço, e se for algo que não é importante para você, pode ser que acabe desistindo no meio do caminho.

Ademais, você deve priorizar as metas, selecionando uma ou duas por vez para dar atenção de verdade a elas.

Além disso, não esqueça de definir o prazo para cumprir as suas metas, pois ele é essencial para o planejamento e vai determinar quanto é preciso economizar e investir por mês.

Vale ressaltar que é de extrema importância investir o dinheiro que será guardado, pois em um país como o Brasil, a inflação ainda é uma força relevante e, com o passar dos anos, o dinheiro perde o poder de compra.

Por isso, busque investimentos que, pelo menos, equiparem as suas economias com a inflação, ficando atento à liquidez e ao risco de cada ativo.

Saiba como começar a investir

Após entender como fazer um planejamento financeiro, é essencial determinar uma estratégia de investimento, descobrindo qual é o seu perfil de investidor, quais riscos está disposto a assumir e que tipo de oportunidades está buscando.

Vale destacar que o ano de 2022 será um ano de bastante incerteza, pois as eleições presidenciais impactarão fortemente na economia.

A partir desta perspectiva preocupante, muitos investidores estão mudando suas estratégias de investimentos, e até mesmo a renda fixa deve voltar forte.

No entanto, quem continuar investindo na bolsa de valores, escolhendo boas empresas, com fundamentos sólidos, por um longo prazo, não vai fazer mal negócio.

Isso se dá, pois a experiência de mercado já mostrou que aproveitar momentos de baixa é uma excelente oportunidade para o investidor com informação.

Em 2022, há boas oportunidades pra investir, em diversas empresas, de distintos segmentos e de portes variados, destacando alguns deles: o setor de construção e incorporação de edifício, o setor de bancos e o setor de empresas agrícolas e pecuárias.

Para este ano e os demais que virão, é preciso diversificar, estudar, acompanhar o mercado e não seguir os demais, devendo comprar de boas empresas, preferencialmente em momentos em que o preço delas esteja abaixo do seu valor.

Então, segure essas ações e vá fazendo realocações conforme a necessidade para chegar a excelentes resultados.

Ficou interessado?

Achou interessante o assunto abordado no texto? Então, continue no nosso site e leia outro texto que preparamos para você. Para isso, clique no botão abaixo:

O Portal Mi Crédito pertence a JN Content, portadora do CNPJ 44.211.659/0001-62.

Copyright © 2021 MI Crédito | desenvolvido por Mediaz

Procurando cartão…