• Início
  • Finanças
  • Pis/Pasep 2022: Veja quem pode receber o benefício em dobro!

Pis/Pasep 2022: Veja quem pode receber o benefício em dobro!

Pis/Pasep 2022: Veja quem pode receber o benefício em dobro, lendo o texto abaixo!
maio 13, 2022

O abono salarial sofreu atrasos nos últimos anos e, devido a isso, levantaram-se diversas dúvidas sobre um possível pagamento em dobro do benefício.


Anúncio

Em 2022, será liberado o benefício PIS/Pasep para um grupo de trabalhadores que poderão sacar o abono duas vezes. Isso se dá, pois em 2019, esse benefício deixou de ser pago para 154 mil trabalhadores, por conta de erros no processamento.

No entanto, o valor deste abono estará disponível para segundo saque em 2022. Acompanhe o texto e confira todas as informações sobre o PIS/Pasep 2022 em dobro.

PIS/Pasep 2022 em dobro

Neste ano, o PIS/Pasep será pago em dobro. No entanto, apenas algumas pessoas terão o direito de receberem esses valores dobrados em 2022.

Desse modo, os 154 mil trabalhadores que sofreram com o erro de registro que desencadearam em um não pagamento do abono salarial de 2019 poderão se beneficiar com esse novo calendário de pagamento.

Os valores dos trabalhadores que ficaram sem receber o abono salarial em 2019, terão os valores depositados automaticamente em conta poupança digital da Caixa, sem a necessidade de fazer nenhum tipo de solicitação.

Além disso, outros 320 mil brasileiros também poderão solicitar novamente o saque do abono PIS/Pasep de 2019, pois, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de R$ 208 milhões foram esquecidos por pessoas que tinham direito ao PIS/Pasep e não realizaram o saque no prazo.

Entenda o que é PIS/Pasep

O PIS/Pasep é um programa beneficente para os trabalhadores que exerceram em sua carteira de trabalho um determinado tipo de trabalho durante o ano todo.

O valor do benefício pago aos trabalhadores varia de acordo com o número de meses que esse beneficiário trabalhou com a carteira assinada durante o ano base.

Vale destacar que o cálculo do valor do abono pode ser realizado através do app ou site do programa, de modo prático e simples.

Saiba quem tem direito a este benefício

Para sacar o PIS/Pasep 2022, é necessário cumprir alguns pré-requisitos. Para isso, é essencial saber quem tem direito de receber o pagamento do abono. Confira quais são requisitos abaixo:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
  • Já ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Confira o calendário de pagamento

O calendário de pagamento do PIS 2022 leva em consideração o mês de nascimento dos beneficiários. Confira as datas de pagamento abaixo:

Reprodução/TV Jornal

Já o pagamento do Pasep 2022 leva em consideração o final da inscrição de cada trabalhador. Confira as datas de pagamento abaixo:

Reprodução/TV Jornal

Veja como o valor do PIS/Pasep é calculado

O valor do PIS/Pasep é de um salário mínimo, o que atualmente gira em torno de R$ 1.212,00. Esse valor é pago inteiramente para aqueles trabalhadores que exerceram os 12 meses de trabalho.

Desse modo, os valores para cada pessoa são calculados de acordo com o número de meses que ela trabalhou com a carteira assinada durante o ano base.

Nesse sentido, se a pessoa trabalhou metade do ano, vai receber metade do valor de um salário mínimo. Lembrando que pode-se realizar esse cálculo para saber o valor que o beneficiário irá receber ou fazer a consulta pelo app ou site do programa.

Saiba por onde consultar o seu benefício

A confirmação do pagamento do PIS pode ser feita através do aplicativo Caixa Tem, no aplicativo Caixa Trabalhador ou por meio da Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

Já a consulta do pagamento do Pasep deve ser realizada através do site do Banco do Brasil, sendo necessário utilizar seu CPF ou número de inscrição do benefício para realizar a busca. A inscrição no Pasep pode ser conferida na Carteira de Trabalho do servidor.

Além disso, também é possível entrar em contato com a central de atendimento do Banco do Brasil para realizar a consulta do seu benefício através dos números 4004-0001 e 0800 0729 0001. Outro meio de contato por telefone é o Alô Trabalhador, no número 158.

Ficou interessado?

Gostou do assunto abordado no texto e quer manter-se informado sobre as novidades do mundo financeiro? Então, continue no nosso site e acesse outro texto que preparamos para você clicando no botão abaixo:

O Portal Mi Crédito pertence a JN Content, portadora do CNPJ 44.211.659/0001-62.

Copyright © 2021 MI Crédito | desenvolvido por Mediaz

Procurando cartão…