loader image

Pais podem pedir empréstimo em nome dos filhos?

Leia o texto a seguir e descubra se os pais podem pedir empréstimo em nome dos filhos!
Leia o texto a seguir e descubra se os pais podem pedir empréstimo em nome dos filhos!

Sabemos o quanto as dívidas podem acabar complicando a vida de muitas pessoas, principalmente quando falta muito mais do que você espera e o parcelamento de fatura nem é suficiente para arcar com os custos. Nesse momento, o empréstimo volta novamente a ser um aliado.

Contudo, para quem já possui um empréstimo em aberto, fica quase impossível pegar um segundo e, em momentos de desespero, alguns pais se questionam se poderiam pegar um empréstimo no nome dos seus filhos. Ao longo deste texto, iremos te apresentar algumas informações sobre essa situação para que você tome muito cuidado!

Como está a situação no Brasil?

Muitas pessoas sabem que o número de inadimplentes no Brasil só aumentou com o passar dos meses e, apesar de ter marcado uma redução de 400 mil brasileiros no último mês do ano passado, o número voltou a aumentar em janeiro, geralmente por conta das festas de fim de ano e das listas de material escolar que começaram a chegar.

Os dados do Serasa, órgão que controla o número de endividados, mostrou que em janeiro mais 600 mil pessoas tiveram o nome negativado, totalizando, assim, 70,09 milhões de brasileiros com nome restrito devido a dívidas em aberto. 

Levando tudo isso em consideração e, em virtude de uma necessidade de manter a casa em ordem e os filhos estudando, o questionamento do empréstimo em nome do filho acaba aparecendo e iremos responder essa pergunta no próximo tópico!

Qual empréstimo uma pessoa pode pedir em nome do filho?

Segundo as informações que encontramos, no ano de 2022 o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), por meio de uma instrução normativa, permitiu que os pais solicitassem empréstimos nas instituições financeiras em nome dos seus filhos, a fim de organizar as contas da casa da melhor maneira possível.

Contudo, apesar de ser uma possibilidade, ainda existe um tipo específico de empréstimo que não permite que os filhos iniciem a sua vida negativados por irresponsabilidade dos pais, afinal ainda é necessário o pagamento das parcelas e uma falta de pagamento geraria mais um pessoa inadimplente no Brasil.

Atualmente, a única modalidade que pode ser solicitada é a de crédito consignado, onde você precisará comprovar a sua folha de pagamento e vínculo empregatício para solicitar o empréstimo no nome do seu filho, pois, dessa forma, o valor das parcelas é descontado diretamente na sua folha de pagamento, o que garante mais segurança.

Uma das maiores vantagens relacionadas com esse tipo de empréstimo é que o risco de inadimplência é quase nulo e, por consequência, as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras são muito abaixo do que estamos acostumados. 

Quem pode realizar a solicitação do empréstimo e como realizar?

Antes de mais nada, é preciso entender alguns passos iniciais que precisam ser dados antes da solicitação na instituição financeira e eles começam no Poder Judiciário, que deve aprovar a solicitação do empréstimo no nome de um menor de idade. Ademais, ele precisa, necessariamente, ser segurado do INSS para que seja possível prosseguir com a solicitação.

Isso significa que o tutor/representante legal de uma pessoa com deficiência, que seja beneficiária do INSS, tem direito a solicitar um empréstimo no nome do segurado somente após a aprovação da justiça para tal.

Depois dessa etapa, tudo deverá ser feito na instituição financeira da sua escolha, ou seja, você deve ir até o local portando os seus documentos, o documento do menor de idade, um comprovante de renda e o comprovante de recebimento do benefício do INSS, a fim de preencher tudo corretamente para dar início ao processo de solicitação.

O valor da parcela do empréstimo não pode comprometer mais que 30% do salário do trabalhador. Assim como em todo empréstimo, a instituição fará uma análise do perfil de crédito do responsável e levará em conta também suas próprias políticas para decidir sobre a autorização do empréstimo. 

Apesar de ser uma possibilidade, ela deve ser analisada com um cuidado redobrado, visto que você poderá acabar comprometendo outras pessoas, no caso o seu filho, que não entende de forma concreta a situação e, claro, você não quer que ele fique inadimplente, certo? 

Esperamos que esse texto tenha trazido informações pertinentes sobre o processo de solicitação de um empréstimo no nome dos filhos e que você consiga a aprovação para solicitar o seu, em caso de necessidade!

Posts recomendados