loader image

Cronograma: o que é e como fazer um?

Confira tudo sobre o que é um Cronograma e aprenda a fazer um, lendo o texto a seguir!
Confira tudo sobre o que é um Cronograma e aprenda a fazer um, lendo o texto a seguir!

Muito já se ouviu falar sobre cronograma ao longo dos anos, mas você sabia que existem cronogramas financeiros que foram criados especialmente para que os usuários consigam ter uma organização pessoal e profissional de qualidade? 

Exatamente para que você tenha mais organização na sua vida e, claro, consiga se manter sempre com tudo em dia, iremos te passar um passo a passo de como realizar a criação do seu cronograma pessoal e como ele poderá lhe auxiliar. Siga lendo para saber mais!

O que é um cronograma?

O cronograma pode ter vários nomes diferentes e muitas pessoas podem conhecer até como check list, mas basicamente é uma forma de você traçar metas e estipular prazos a fim de cumprir os seus objetivos à longo prazo, ou seja, é algo que deve ser feito pensando sempre no futuro.

De forma simples, o cronograma é feito como um guia, para direcionar o indivíduo na realização das tarefas que são necessárias em determinado tempo e para se chegar a um objetivo maior que foi estipulado para longo prazo, então é muito importante que você tenha metas definidas, mas falaremos sobre isso mais adiante.

Para que serve um cronograma?

Como já explicamos rapidamente anteriormente, o cronograma serve para que você tenha organização com as suas tarefas e não se perca, principalmente, em relação aos prazos necessários para que as tarefas maiores sejam cumpridas.

Ele também será de grande utilidade para que você consiga organizar as suas prioridades dentro das tarefas que precisa realizar, dando atenção as fundamentais e indispensáveis e passando para as que precisam das iniciais para serem realizadas, basicamente uma pirâmide de tarefas para o objetivo central.

Por último, mas não menos importante, o cronograma também servirá para que você consiga mensurar quanto tempo irá demorar para que você consiga tirar a sua meta do papel e torná-la realidade, pois muitas vezes pensamos que certo objetivo demora muito, mas na verdade ele está apenas mal planejado.

Agora que você já sabe um pouco sobre a base de um cronograma, nada melhor do que irmos para o passo a passo da montagem do seu cronograma, para que você comece agora mesmo a traçar os seus objetivos de forma concreta e organizada. Confira!

Passo a passo para montar um cronograma

1- Defina as suas metas

Como já comentamos anteriormente, um dos passos mais importantes na organização de um cronograma é definir as suas metas, afinal sem objetivos claros na sua mente fica extremamente difícil que você consiga realizar qualquer coisa e se organizar da forma adequada.

Dentro de um cronograma, você conseguirá organizar todas as tarefas necessárias a serem realizadas dentro de determinado projeto, bem como poderá planejar quanto tempo demorará para executar cada uma dessas tarefas. O que significa que você consegue estipular prazos que são úteis não apenas para o seu pessoal, mas também para clientes que esperam o seu serviço.

2- Dê prioridade ao que é prioridade

Muitas vezes tentamos abraçar o mundo, mas o braço é curto demais para conseguir realizar tudo em um período tão curto como as 24 horas e, nesses momentos, é importante saber quando dar prioridade ao que é, verdadeiramente, prioridade.

Levando isso em consideração, faça os seguintes questionamentos para a definição do que deve ou não ser feito inicialmente:

  • Quais atividades precisam ser feitas primeiro? E quais podem esperar? 
  • Quais atividades precisam ser feitas antes de outras? E quais podem ficar para depois, já que dependem dessas primeiras? 
  • Existem atividades que podem ser feitas ao mesmo tempo?

Com essas respostas, temos a certeza de que vai ficar muito mais fácil para você organizar e finalizar o seu cronograma.

3- Estipule prazos

Sabendo quanto tempo você demora para finalizar cada atividade ou tarefa que está no seu cronograma, você deve estipular prazos que estejam de acordo com o que você pode fazer por dia e no seu tempo disponível, pois metas que não são cumpridas acabam gerando uma frustração muito grande e muitas pessoas desistem por conta disso.

Sabendo quanto tempo você tem para finalizar determinada tarefa, trabalhe com afinco e não deixe que o ambiente externo te distraia do que você traçou para o seu futuro.

Tipos de cronogramas

Como queremos que você saiba mais sobre as possibilidades oferecidas pelo cronograma, iremos listar algumas opções para que você realize uma pesquisa mais detalhada e encontre o que mais se encaixa com o seu momento atual:

  • Gráfico de Gantt.;
  • Cronograma de Marcos ou Milestones;
  • Diagrama de rede.

Posts recomendados