loader image

Financiamento de imóvel: As dicas para não errar na hora de contratar o seu

Confira as dicas para não errar na hora de contratar o seu Financiamento de imóvel, lendo o texto abaixo!
Confira as dicas para não errar na hora de contratar o seu Financiamento de imóvel, lendo o texto abaixo!

Conforme o tempo passa, o ser humano começa a ter aquela necessidade de ter os próprios bens e, principalmente, adquirir coisas com o próprio dinheiro, mas como conseguir coisas que custam tão caro sem ficar completamente endividado com o banco? 

Bom, em primeiro lugar, será necessário ler o nosso texto e, em segundo, ter um pouco de planejamento e organização, mas vamos começar com o básico. Ao longo deste texto, iremos apresentar algumas informações indispensáveis para que não erre na hora de contratar o financiamento para o seu imóvel; siga lendo para saber mais!

É melhor comprar ou alugar um imóvel?

Antes de passarmos para algumas informações mais específicas sobre o financiamento em si, é importante entender se o momento é de alugar um imóvel ou financiar o seu próprio, afinal o valor da parcela vai ser basicamente o mesmo, certo?

Bom, isso vai depender bastante do quanto você pode comprometer da sua renda mensalmente e também a longo prazo e qual a verdadeira necessidade de ter o imóvel próprio, mas na maioria das vezes o ideal é que você compre e o valor das parcelas do financiamento vão ser basicamente como um aluguel, então acaba sendo melhor que no final disso tudo a casa já é sua.

Contudo, é importante pensar com clareza se o financiamento é verdadeiramente uma possibilidade para a sua realidade, visto que ele envolve taxas de juros, parcelamentos de muito tempo e pode comprometer uma renda que você não tem fixa, então será que vale mesmo a pena?

Eu posso fazer um financiamento?

Infelizmente, por conta do nosso sistema falho, muitas pessoas acabam entrando em verdadeiras roubadas por não terem conhecimento suficiente sobre certos assuntos, principalmente aqueles relacionados às instituições financeiras. 

Por isso, antes de mais nada, é importante responder algumas perguntas elaboradas pela Caixa Econômica Federal, líder em financiamento imobiliário:

  • Você está com o nome limpo no SPC e Serasa?
  • Tem problemas com o Fisco e com a Previdência Social?
  • É maior de 18 anos (ou emancipado acima de 16 anos)?
  • Tem renda compatível com o financiamento?
  • Brasileiro ou naturalizado?

As questões que passamos acima são básicas e geralmente são questionadas por todas as instituições financeiras e são parte de um planejamento. Esse planejamento também envolve a fase anterior à papelada, ou seja, pesquisar e encontrar um bom imóvel, que atenda às suas necessidades e esteja dentro da sua realidade financeira.

Como saber se a taxa de juros é boa?

A compra de um imóvel é um grande passo que você vai dar e dependerá de um comprometimento de renda enorme, geralmente de 25 a 35 anos, que é o tempo médio de financiamento de um imóvel de boa qualidade.

As taxas de juros podem se apresentar de forma pré-fixada em um valor de 9% ao mês ou com taxa fixa, como, por exemplo, 4% + IPCA, que é a variação oficial do Brasil. Apesar da taxa de juros fixa parecer melhor, ela acaba não sendo tão boa, pois o IPCA pode ser muito alto e você vai acabar pagando mais do que a pré-fixada.

Já sei bastante sobre financiamento, mas como não errar?

É muito importante que você tenha medo de realizar contratações do tipo, pois isso acaba gerando mais atenção aos pequenos detalhes, que geralmente ficam nas entrelinhas dos contratos das instituições financeiras.

Contudo, isso não significa que você deve deixar de fazer um financiamento por medo, mas que deve realizar uma pesquisa nas melhores instituições financeiras, realizar as simulações do valor que você precisa para conseguir analisar de forma concreta quais as melhores opções e, claro, ler o contrato de financiamento com muita atenção, para não ter problema com possíveis cobranças adicionais.

É válido lembrar que, se possível, você pode realizar o adiantamento das suas parcelas, realizando um pagamento a mais por mês, onde você acaba não pagando o valor dos juros que estariam impostos e pode até mesmo terminar de pagar o seu financiamento antes do prazo.

Esperamos que este texto tenha trazido todas as informações mais básicas que você precisava sobre o funcionamento de um financiamento, incluindo o conhecimento necessário para não errar na hora de escolher e contratar o seu. Então, aproveite essa oportunidade para adquirir o imóvel certo!

Posts recomendados